6 conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

Médico japonês que viveu até os 105 anos deixou legado de como viver mais de um século plenamente

Chegar aos 100 anos pode ser o desejo de muita gente, mas mais importante do que completar um século de vida, é viver muitos e muitos anos com saúde e disposição. Embora nenhum país tenha uma expectativa de vida tão alta, algumas pessoas conseguem driblar as estatísticas e ter uma velhice longa e saudável.

Mas como completar 100 anos de vida de maneira plena?

Não existe uma fórmula mágica, o que existem são alguns ensinamentos que podem ser seguidos principalmente vindos de quem conseguiu tal proeza de forma satisfatória. E o médico japonês *Shigeaki Hinohara é um bom exemplo a ser copiado.

Ele viveu até os 105 anos fazendo o que mais gostava: trabalhando e ajudando o próximo. O especialista é um dos responsáveis por colocar o Japão no topo do ranking dos países com a maior longevidade de vida. Por lá, a média é de 85 anos; no Brasil não chega a 75 anos.

Hinohara deixou um legado importantíssimo de como envelhecer bem. Ao longo de sua vida, concedeu centenas de entrevistas ensinado o segredo de como chegar aos 100 anos plenamente. Em uma delas, ao jornal The Japan Times, o médico listou os conselhos que ele mesmo seguiu para ter tanta disposição mesmo sendo um centenário. Confira a seguir, alguns de seus ensinamentos:

1 – Não se aposente tão cedo

Hinohara trabalhou até bem pouco tempo antes de sua morte e mantinha uma jornada de 18 horas por dia. Para ele, o trabalho gerava satisfação e satisfação anda de mãos dadas com a felicidade. Sentir-se útil para algo ou principalmente para alguém ajuda o corpo e a mente não padecerem. Uma de suas grandes alegrias era ministrar palestras repassando seus conhecimentos para outras pessoas.

2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se

De acordo com Hinohara, as pessoas deveriam viver como as crianças que esquecem a hora de comer ou de dormir e priorizam as brincadeiras e a diversão. O melhor, segundo o médico, é não cansar o corpo e a mente com muitas regras como a hora do almoço ou a ir para cama.

3 – Livre-se do excesso de peso

Independente da raça, gênero ou nacionalidade, o excesso de peso é um fator que pesa contra principalmente na velhice. Hinohara sempre seguiu uma deita balanceada com muitos vegetais e carne magra apenas duas vezes na semana. Ele também tinha o hábito de misturar no suco de laranja – tomado pela manhã – uma colher de azeite de oliva. De acordo com o médico, o azeite é ótimo para as artérias e para a pele.

4 – Não siga tudo o que seu médico diz

Embora fosse médico, ele mesmo dizia que as pessoas nunca deveriam seguir à risca todas as recomendações dos médicos. Para ele, qualquer sugestão, como uma cirurgia, um exame mais invasivo ou até uma medicação mais pesada, deveria ser questionada antes. Muitas vezes, tratamentos alternativos com música ou animais poderiam ter efeitos mais positivos no tratamento de algum tipo de doença, segundo o especialista.

5 – Movimente-se

Mesmo com mais de 100 anos, Hinohara evitava pegar elevador e, sempre que possível, usava as escadas como forma de se movimentar. Para o médico, os músculos precisam trabalhar todos os dias.

6 – Planeje-se

Com uma agenda atribulada, Hinohara costumava ter seus dias muito bem planejados com objetivos claros e definidos, afinal, o planejamento evita ansiedade, aborrecimento e estresse.

*Hinohara morreu no último dia 18 de julho aos 105 anos de insuficiência respiratória. Ao longo de sua vida, sempre defendeu a medicina preventiva atrelada a um estilo de vida saudável como alternativa para se viver de forma mais plena.

Fonte: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/6-conselhos-para-chegar-aos-100-anos-com-saude-e-disposicao/

About kadu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *